quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sistema Nervoso: Interpretação, reação e sensações



A função do sistema nervoso humano é receber, interpretar e reagir a um estímulo do ambiente. Entre a percepção e a reação transcorre um tempo que varia de acordo com o estímulo.

Componentes do sistema nervoso e suas funções:

Os receptores (órgãos dos sentidos) são responsáveis pela recepção.

O cérebro é responsável pela interpretação.

Os órgãos e glândulas efetuadores são responsáveis pela reação.

Os nervos e a medula são responsáveis pela transmissão.

O papel da medula é de condução e processamento.

Os atos reflexos tem importância na proteção do corpo.

Acidentes que ocorrem envolvendo a medula espinhal tem como consequências a:

Paraplegia: situa-se na região inferior da coluna.

Tetraplegia: situa-se na região superior da coluna.

Assim como o sistema nervoso, um computador é um tipo especial de máquina que processa informações. É uma máquina de múltiplas funções que utiliza circuitos integrados baseados em redes neurais.

O processamento neural básico inspirou a formação de redes neurais que são formadas por unidades de processamento.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2009.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sistema Nervoso: Estímulos, reações e receptores



Os estímulos são as variações internas e externas que desencadeiam reações (luz, calor, som, etc.).

As reações são decorrentes dos referidos estímulos.

As reações são realizadas por efetuadores (glândulas e músculos).

As glândulas salivares ou sudoríparas demonstram reações automáticas do organismo.

Os receptores são células especializadas capazes de receber os estímulos do ambiente.

Os receptores de estímulos do ambiente são os órgãos dos sentidos (língua, nariz, olhos, orelhas e pele).

Classificação dos receptores de acordo com os tipos de estímulos captados:

Quimiorreceptores: captados pelo olfato e paladar por meio de substâncias.

Fotorreceptores: captados pela visão por meio de estímulos luminosos.

Termorreceptores: captados pelo tato por meio de estímulos térmicos.

Mecanorreceptores: captados pela audição e tato por meio de estímulos mecânicos (de pressão).

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2009.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Limitações dos modelos explicativos



O primeiro modelo para o átomo que inclui cargas elétricas foi proposto em 1898 por J. J. Thomson. Segundo esse modelo, o átomo seria uma esfera maciça de carga positiva sobre a qual estariam aderidas partículas de carga negativa.

Atualmente, acredita-se que os átomos apresentam duas regiões distintas: um núcleo muito pequeno, maciço e dotado de carga elétrica positiva, ao redor do qual movimentam-se continuamente partículas de carga elétrica negativa, chamadas elétrons, formando a região do átomo conhecida como eletrosfera.

Esse modelo permite explicar como os átomos dos diferentes elementos químicos se combinam formando as substâncias. Essas combinações são resultantes de forças de atração elétrica.

A corrente elétrica é movimento de cargas elétricas. Assim, quando um material é submetido a uma tensão elétrica (no caso, fornecida pela pilha), passam a existir forças de atração: elétrons dos átomos são atraídos pelo polo positivo da pilha e núcleos pelo polo negativo.

Se o material é mau condutor (madeira e borracha) é porque os elétrons que constituem seus átomos estão fortemente atraídos pelos núcleos e não se movimentam em direção ao polo positivo da pilha.

Quando o material é bom condutor, como os metais, há elétrons pouco atraídos pelos núcleos e, portanto, podem se movimentar no sentido do polo positivo da pilha.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2009.