sábado, 12 de outubro de 2013

A identidade das ondas eletromagnéticas


Embora as ondas utilizadas no forno de microondas e no aparelho de raio X sejam eletromagnéticas, elas devem apresentar diferenças entre si, já que são utilizadas de diferentes maneiras. Essa diferença entre as ondas se chama frequência. Essa frequência é uma espécie de identidade das ondas.

Quando sintonizamos uma estação, os circuitos elétricos que existem nas antenas de cada aparelho de rádio oscilam na mesma frequência das ondas que são emitidas pelas emissoras de rádio. A frequência das ondas AM é menor do que a das ondas FM.

A frequência é o número de oscilações que uma onda faz em determinado intervalo de tempo. Quanto maior for esse número, maior a frequência da onda.

A unidade de medida de frequência é o hertz (Hz). Essa unidade está associada ao número de oscilações por segundo, de modo que 1 Hz corresponde a uma oscilação por segundo.

Os diferentes usos das ondas eletromagnéticas dependem da frequência dessas ondas. 

O início do espectro estão aquelas ondas de menor frequência que são utilizadas para comunicação (ondas de rádio, canais de TV, controle remoto de portão de garagem, internet sem fio). 

Em seguida, estão as microondas (utilizadas na telefonia celular, radar e nos fornos de microondas). Depois, vêm as ondas infravermelhas ou térmicas (irradiadas pelo Sol, pelo fogo, aquecedores e aparelhos de fisioterapia). 

A luz visível vem logo depois (lanternas e lâmpadas), seguida da radiação ultravioleta (também emitida pelo Sol e da qual nos protegemos com o uso do protetor solar e o bronzeamento artificial). 

Continuando a frequência, chega-se aos raios X (radiografia e tomografia) e, aumentando ainda mais, à radiação gama (gamagrafia ou produzidos em reações nucleares). Por último estão os raios cósmicos.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 4. São Paulo: SEE, 2009.
Fonte: BARROS & PAULINO. Física e Química. São Paulo: Editora Ática, 2001.
Fonte: CÉSAR & SEZAR & BEDAQUE. Ciências: Entendendo a natureza – A matéria e a energia. São Paulo: Editora Saraiva, 2001.
Fonte: FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química. São Paulo: Moderna, 1997.


6 comentários:

  1. gostei de verdade, me ajudo muito obrigado o site ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado de verdade, esse site me ajudo muito ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue senso um bom menino e estude bastante para dar orgulho aos seus pais.
      Espero que você tenha um grande futuro!
      Um abraço!

      Excluir
  3. obrigado de verdade esse site me ajudou muito a me preparar para um vestibular que caiu isso.Obrigado de coraçao

    ResponderExcluir
  4. Agradeço muito a esse saite ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir