sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Massa, volume e densidade

Todas as coisas que fazem parte do nosso mundo são feitas de matéria. Do ponto de vista científico, matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.

Massa é uma medida da inércia de um corpo, ou seja, quanto maior for a massa de um corpo, maior será a força resultante necessária para que ele adquira determinada aceleração.

A massa expressa a proporcionalidade entre a força resultante que atua sobre um corpo e a aceleração que ele adquire devido à atuação dessa força.

A massa é uma grandeza escalar expressa em quilograma (kg) e um importante submúltiplo dessa unidade é o grama (g). Um quilograma equivale a mil gramas (1 kg = 1.000 g).

O volume de uma porção de matéria expressa quanto espaço é ocupado por ela. Unidades importantes são o decímetro cúbico (dm³), o litro (L), o centímetro cúbico (cm³), o mililitro (mL) e o metro cúbico (m³).

1 dm³ = 1 L = 1.000 cm³ = 1.000 mL

1 cm³ = 1 mL

1 m³ = 1.000 dm³ = 1.000 L

A densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume.

A unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por uma unidade de volume, por exemplo, em g/cm³, g/L, kg/L etc.

Em equação: d = m/ V

Fatores que afetam a densidade

A densidade depende, em primeiro lugar, da substância ou do material considerado.

Em segundo lugar, a densidade de um mesmo material depende da temperatura. Uma mudança de temperatura provoca a dilatação (aumento de volume) ou a contração (diminuição do volume) do material, e isso interfere no valor da densidade.

As mudanças de estado físico provocam mudanças na densidade de uma substância. A água líquida, por exemplo, tem densidade 1 g/ cm³, e a água sólida (gelo) tem densidade 0,92 g/ cm³. Isso permite entender por que o gelo flutua na água.

Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2009.

Um comentário:

  1. porque a massa eo volume se relacionam para determinar a densidade de uma mareia

    ResponderExcluir