sábado, 16 de fevereiro de 2013

Propriedades gerais da matéria



As propriedades gerais são aquelas comuns a toda espécie de matéria, independente da substância de que ela é feita.

Extensão: É a propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço que corresponde ao seu volume. A unidade padrão de volume é o metro cúbico (m³), mas o litro (L) é também muito usado.

Massa: É a quantidade de matéria que forma um corpo. A unidade padrão de massa é o quilograma (kg).

Inércia: É a tendência natural que os corpos têm de manter seu estado de repouso ou de movimento numa trajetória reta. 

A medida da inércia de um corpo é correspondente à de sua massa. Assim, quanto maior a massa de um corpo, maior será a sua inércia (apresentará maior resistência à mudança do seu estado de repouso ou de movimento).

Impenetrabilidade: É a propriedade que os corpos materiais têm de não poder ocupar um mesmo lugar ao mesmo tempo.

Compressibilidade: É a propriedade que um corpo tem de ter seu volume reduzido quando submetido a determinada pressão. Isso ocorre porque a pressão diminui os espaços existentes entre as partículas constituintes do corpo.

Os gases podem ser mais comprimidos do que os líquidos. Os líquidos e os gases voltam ao seu estado anterior depois de cessada a compressão. Já os sólidos, em geral, se deformam.

Elasticidade: É a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma inicial, cessada a compressão a que estava submetido.

A elasticidade, assim como a compressibilidade, varia de um corpo para outro. Os gases, que são mais compreensíveis do que os líquidos, apresentam maior elasticidade. Já entre os sólidos, que geralmente se deformam com a compressão, há alguns que apresentam certa elasticidade, como uma borracha ou uma mola. Esses corpos, cessada a compressão que atua sobre eles, voltam a sua forma inicial.

Indestrutibilidade: É a propriedade que a matéria tem de não poder ser criada nem destruída – apenas transformada. Essa propriedade constitui um dos princípios básicos da química, ciência que estuda as transformações das substâncias.

Divisibilidade: É a propriedade que a matéria apresenta de ser dividida. A quantidade de água em um copo pode ser dividida em porções menores, até chegar a uma gota ou até mesmo uma molécula.

Fonte: César & Sezar & Bedaque. Ciências: Entendendo a natureza – A matéria e a energia. São Paulo: Editora Saraiva, 2001.

Fonte: BARROS & PAULINO. Física e Química. São Paulo: Editora Ática, 2001.

11 comentários: