sábado, 23 de fevereiro de 2013

Substâncias químicas


Os químicos consideram que uma substância é uma porção de matéria que tem propriedades bem definidas e que lhe são características. Entre essas propriedades estão o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc.

Duas substâncias diferentes podem, eventualmente, possuir algumas propriedades iguais, mas nunca todas elas.

Uma substância pura, como o próprio nome diz, está pura, ou seja, não está misturada com outra substância ou com outras substâncias. Em geral, quando um químico refere-se à substância água, por exemplo, ele está deixando subentendido que se refere à substância pura água.

Já uma mistura é a reunião de duas ou mais substâncias puras. A partir do momento em que elas são reunidas, deixam obviamente de serem consideradas substâncias puras. Elas passam a ser as substâncias componentes da mistura.

Ao adicionar um pouco de ferro em pó a um pouco de enxofre em pó, obtém-se uma mistura que não possui propriedades iguais em todos os seus pontos. Os pequenos fragmentos de ferro possuem as propriedades da substância ferro (cor cinza-metálico, PF = 1.538 ºC etc.) e os pequenos fragmentos de enxofre (cor amarela, PF = 115 ºC etc.).

Trata-se de uma mistura heterogênea, um tipo de mistura que não possui as mesmas propriedades em toda a sua extensão.

Por outro lado, se colocarmos uma pitada de açúcar numa porção de água pura e mexermos com uma colher por alguns minutos, obteremos uma mistura que possui as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Assim, por exemplo, quaisquer porções dessa solução são incolores e têm a mesma densidade; enfim, compartilham as mesmas propriedades.

Esse é um exemplo de mistura homogênea, mistura que tem as mesmas propriedades em todos os seus pontos.

Número de fases

Podemos definir fase como uma porção de uma amostra de matéria que apresenta as mesmas propriedades. Uma fase pode apresentar-se contínua ou fragmentada em várias partes.

Para deixar isso mais claro, considere o caso da mistura de óleo e água. Trata-se de uma mistura heterogênea, na qual uma fase é óleo e a outra fase é água. Nesse exemplo, ambas as fases são contínuas.

Voltemos ao exemplo da mistura de ferro e enxofre. Nela, os grãozinhos de ferro constituem uma fase, e os grãozinhos de enxofres constituem outra fase. Diferentemente da mistura de água e óleo, nesse caso cada fase apresenta-se fragmentada em muitas partes.

Numa mistura de água e açúcar, que é homogênea, existe uma só fase. Isso pode ser generalizado para todas as misturas homogêneas. Já que apresentam as mesmas propriedades em todos os seus pontos, são constituídas necessariamente por uma única fase.

Assim, concluímos que uma mistura homogênea apresenta uma só fase e uma mistura heterogênea apresenta duas ou mais fases.

Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário