quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Usos da radiação na medicina e em outras áreas


Depois da faixa de luz visível, encontramos a radiação ultravioleta. É delas que nos protegemos quando usamos protetor solar.

As radiações de alta frequência que são utilizadas em diagnósticos e tratamentos médicos, na agricultura e nas artes, apresentam grande energia, ou seja, quanto maior a frequência de uma onda, maior é a sua energia.

A parte do corpo radiografada é representada na imagem. A radiação passa pelo corpo (e não fica nele) e impressiona uma chapa que é semelhante a um filme fotográfico, só que, em vez de ser sensível à luz visível (como é o caso do filme fotográfico comum), é sensível aos raios X. 

Esses raios atravessam a pele e os órgãos internos e impressionam a chapa, mas não conseguem atravessar os ossos. A diferença nos tons de preto observados nas chapas deve-se à fração de radiação que é transmitida, absorvida e espalhada pelos diferentes tecidos do corpo humano. Já a parte branca representa as regiões em que a radiação não alcançou o filme.

Procedimentos adotados para tirar a radiografia: entrar em uma sala mais escura; deitar sobre uma mesa enquanto o médico, o técnico ou o odontologista direciona o equipamento de raios X; cobrir parte do corpo com uma proteção; perceber que o técnico fica em uma sala separada no momento em que uma pessoa está sendo radiografada.

Procedimento realizado em um exame de radiografia: o paciente fica deitado sobre uma mesa; sob o paciente, encontra-se o filme (chapa) que será sensibilizado pelos raios X, que saem do aparelho acima do paciente. 

O médico fica em uma sala à parte (cujas paredes são revestidas com chumbo), controlando o aparelho de raios X, enquanto o paciente é radiografado. 

Isso acontece para a proteção do médico, uma vez que ele atende a vários pacientes por dia e precisa estar protegido para não receber radiação toda vez que for radiografar um paciente.

Os raios X atravessam a mão e chegam até a chapa. 

Esses raios são absorvidos de diferentes formas pela mão. Enquanto os ossos barram grande parte de radiação, impedindo que esta impressione a chapa, a pele deixa passar quase toda a radiação. Depois que os raios X atingem a chapa, ela é revelada e fica pronta para ser analisada. 

As partes mais claras da chapa indicam que a radiação foi absorvida pela mão, ou seja, poucos raios X chegaram até a chapa. Por outro lado, as partes mais escuras indicam que a radiação quase não foi absorvida pela mão, chegando em grande quantidade à chapa. Os tecidos mais densos, como os ossos, absorvem mais os raios X. É por isso que os ossos aparecem brancos na radiografia.

Outros exames médicos utilizam radiação eletromagnética, como a tomografia computadorizada e a mamografia. Todos esses exames têm como característica comum o fato de utilizarem ondas de raios X.

O exame de tomografia computadorizada utiliza um aparelho de raios X que gira em volta do paciente, fazendo radiografias transversais do corpo. 

As imagens obtidas assemelham-se a pequenas fatias, que depois são montadas pelo computador para formar um quadro geral.

Nos exames diagnósticos de radiologia e mamografia, as imagens são formadas diretamente nas chapas sensíveis.

Nas artes, essa radiação é utilizada para mapear os pigmentos utilizados pelo artista e, assim, aperfeiçoar o trabalho de restauração de uma pintura.

Os raios X também são utilizados nos aeroportos para detectar metais em bagagens.
Se usa na gamagrafia, a radiação gama para fotografar um determinado material.

A radiação gama, é utilizada na indústria para verificar se há defeitos ou rachaduras no corpo de peças de metal.

É utilizada para esterilizar materiais hospitalares (seringas, luvas cirúrgicas, gaze) e alimentos (para evitar o brotamento de batatas), e com isso aumentar o seu tempo de conservação.

A radiação gama passa pelos materiais e não fica neles.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 4. São Paulo: SEE, 2009.


8 comentários: