sexta-feira, 8 de março de 2013

Reações químicas

As combinações entre as substâncias são fenômenos químicos. Esses fenômenos são chamados de reações ou transformações químicas.

Em toda reação química ocorre uma nova arrumação dos átomos. A ligação química entre as partículas das substâncias que reagem se desfaz para formar outras.

Para saber se houve uma reação química, precisamos comparar as propriedades das substâncias presentes no sistema, nos estados inicial e final.

As plantas necessitam de luz para sobreviver. Através do processo de fotossíntese, combinam substâncias extraídas do solo, transformando-as em alimento. Esse é um exemplo de reação química em que as substâncias químicas se juntam e se transformam em novas substâncias, em geral com propriedades completamente diferentes das originais. No caso da fotossíntese, o gás carbônico absorvido pela planta reage com a água, produzindo glicose (açúcar) e oxigênio.

O homem, por sua vez, alimenta-se de plantas e de animais, que se transformam em outras substâncias, através da digestão, e se distribuem pelo seu corpo. Nesse caso também acontece uma grande quantidade de reações químicas.

Uma grade de ferro sem a proteção da pintura, enferruja em pouco tempo. O ferro reage com o oxigênio do ar e da água da chuva, transformando-se em óxido de ferro, mais conhecido como ferrugem. Trata-se de outro exemplo de reação química.

A ocorrência de uma reação química nem sempre é fácil de perceber. Algumas só podem ser percebidas em laboratórios equipados para separar componentes das misturas obtidas e determinar suas propriedades.

Há contudo, algumas evidências que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de reações químicas e que são, portanto, pistas que podem indicar sua ocorrência. Entre elas estão:

Liberação de calor: Ocorrem nas combustões.

Mudança de cor: Quando um alvejante é derrubado, por descuido, numa roupa colorida.

Mudança de odor: Quando frutas, carnes e outros alimentos se estragam.

Liberação de gás: Ao jogar um comprimido efervescente em água.

Existem outros exemplos de reações químicas no cotidiano. A formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina, álcool ou óleo diesel no motor de um veículo.

Quantidade de substâncias em reações químicas

Nos processos químicos industriais, há rígido controle das quantidades de substâncias empregadas nas reações químicas que são realizadas.

Para cada reação química, há uma proporção ideal entre as quantidades das substâncias que se transformam.

Caso essas proporções não sejam respeitadas, há desperdício de materiais, o que resulta em prejuízo financeiro e ambiental.

Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 2009.
Fonte: César & Sezar & Bedaque. Ciências: Entendendo a natureza – A matéria e a energia. São Paulo: Editora Saraiva, 2001.

Fonte: BARROS & PAULINO. Física e Química. São Paulo: Editora Ática, 2001.

7 comentários: