quinta-feira, 14 de março de 2013

Tipos de substâncias


Os átomos se ligam, formando moléculas ou aglomerados iônicos.

Esses dois tipos de compostos, por sua vez, juntam-se para formar as substâncias e, consequentemente, a matéria.

Substâncias moleculares: Os arranjos entre moléculas formam substâncias moleculares. A molécula é a menor combinação de átomos que mantém a composição da matéria inalterada (os átomos se ligam por ligações químicas covalentes).

Exemplos de moléculas: A água, o metano, o açúcar, o álcool e os gases em geral.

Substâncias iônicas: Arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas. Os íons são átomos em desequilíbrio elétrico e que apresentam carga positiva ou negativa.

Exemplos: O cloreto de sódio (sal de cozinha), os sais e outros minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, consequentemente, substâncias iônicas.

Substâncias puras: São substâncias (ou compostos) formadas exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais. Geralmente, elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação.

Quanto às substâncias não puras, elas são classificadas como misturas.

As substâncias puras podem ser simples ou compostas.

Substâncias simples: São formadas por um só tipo de átomo. Exemplos: gás oxigênio, grafite, gás hidrogênio, iodo e flúor.

Uma substância simples não pode ser desdobrada em outras substâncias simples. Quando dividida, fornece átomos iguais.

Substâncias alotrópicas: São as diferentes substâncias simples constituídas por átomos de um mesmo elemento químico em arranjos diferentes.
É o caso do gás oxigênio e do gás ozônio, do fósforo branco e do fósforo vermelho, do diamante e da grafite (ambos formados por carbono).

Substâncias compostas: São as substâncias formadas por mais de um tipo de átomo ou íon. As substâncias açúcar e álcool são formadas pela reunião de hidrogênio, oxigênio e carbono.

Ainda temos a água, o sulfato de cobre, o ácido clorídrico, o metano, a amônia, o cloreto de sódio, entre outros.

As substâncias compostas podem ser desdobradas em substâncias mais simples.
Isso ocorre quando são submetidas à ação do calor, da eletricidade (eletrólise) e de outros agentes, como por exemplo certas enzimas (substâncias orgânicas encontradas em todos os seres vivos que têm como função acelerar as reações químicas).

Fonte: BARROS & PAULINO. Física e Química. São Paulo: Editora Ática, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário