domingo, 22 de setembro de 2013

Defeitos da visão


O cristalino dos olhos funciona como uma lente, fazendo com que a luz que sai dos objetos forme a imagem exatamente na retina. 

A visão é perfeita tanto de longe quanto de perto. Há, porém, alguns defeitos do cristalino ou dos músculos que o sustentam, fazendo com que a imagem não se forme na retina. A visão fica imperfeita, como se fosse uma fotografia tirada a uma distância inadequada.

Há vários defeitos da visão, que veremos a seguir:

Miopia: A pessoa com miopia tem dificuldade em enxergar de longe, pois sua córnea faz curvatura acentuada e as imagens se formam antes da retina (deveriam formar-se na retina). 

Corrige-se esse defeito com o uso de lentes côncavas (divergentes), que afastam a imagem fazendo-a coincidir com a retina.

Hipermetropia: Na hipermetropia, a córnea é menos curva do que o normal, por isso a imagem se forma atrás da retina. 

A correção é feita com o uso de lentes convexas (convergentes), que aproximam a imagem da retina.

Astigmatismo: A pessoa com astigmatismo tem um defeito na curvatura da córnea e mais raramente do cristalino. Devido a esse defeito, ela enxerga os objetos fora de foco e há uma distorção na imagem. O astigmatismo pode estar associado à miopia ou à hipermetropia. 

O astigmatismo corrige-se com uma lente chamada tórica ou cilíndrica. As curvas destas lentes compensam as da córnea e direcionam os raios de luz para um único ponto.

Estrabismo: A pessoa com estrabismo (estrábico ou vesgo) não tem paralelismo entre os olhos, ou seja, eles se movimentam em direções diferentes e não conseguem focalizar juntos o mesmo objeto. 

Uma das causas desse defeito pode ser o desenvolvimento insuficiente ou desigual dos músculos oculares. São corrigidos com tratamentos clínicos ou cirurgia.

Presbiopia: A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, é devida à perda da capacidade de acomodação do cristalino para visão de perto. 

A correção desse defeito pode ser feita com o uso de lentes convergentes.

Além dos defeitos de visão, há outros problemas que podem afetar os olhos. 

Dentre eles podemos citar:

Conjuntivite: A conjuntivite, inflamação da conjuntiva, pode ser provocada por fatores infecciosos (bactérias ou vírus), alérgicos (de causas variadas) ou irritativos (algum agente externo, de natureza química, como a poluição do ar) e atinge pessoas de todas as idades. 

Como afeta apenas a parte externa do olho, não há risco de a visão também ser afetada. O tratamento é lavar os olhos com água abundante

O colírio só deve ser usado com prescrição médica.

Glaucoma: O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão dentro dos olhos. O problema acontece por excesso de produção de líquido que constitui o humor aquoso. 

Esse aumento de pressão pode provocar alterações no nervo óptico, causando perda gradual da capacidade visual. O tratamento é feito através de medicamentos ou cirurgias.

Catarata: A catarata causa o embaçamento do cristalino, provocando a diminuição da quantidade de luz que atinge a retina. O tratamento é feito através de cirurgia.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano – 8º Ano. São Paulo: Moderna, 2012.
Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências – Nosso Corpo. São Paulo: Editora Ática, 2013.
Fonte: LINHARES & GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje – Volume 1. São Paulo: Editora Ática, 2010.

Um comentário: