terça-feira, 1 de julho de 2014

O olfato

Apurando esse sentido, você terá ainda mais prazer diante do prato.

"Noventa por cento do que chamamos gosto é, na verdade, cheiro", explica Alan Hirsch, da Fundação de Pesquisa e Tratamento de Cheiros e Sabores (EUA).

Aperfeiçoar a aptidão nasal é a peça-chave para desfrutar dos sabores. 

As melhorias não se restringem somente aos prazeres gastronômicos. 

Segundo a sexóloga Carla Cecarello, de São Paulo, o cheiro é importante na excitação sexual, podendo aumentar o fluxo de sangue no pênis em até 40%. 

Sabe-se que a percepção olfativa deixa a desejar com a velhiceDe acordo com o otorrinolaringologista Henry Ugadin, do Hospital das Clínicas (SP), a capacidade dos homens de sentir o cheiro cai pela metade aos 70 anos.  

A causa mais comum de hiposmia (deficiência do sentido do olfato) é a perda da sensibilidade das terminações nervosas nasais.

Para evitar danos, não exagere nos alimentos formadores de muco, como leite, queijo e iogurte.

Outro problema é a carência de zinco no organismo. As células olfativas dependem desse mineral, encontrado em abundância nas ostras. Aspirar longamente um cheiro forte e agradável todos os dias é ideal para desfrutar plenamente do sentido fortalecido pelo zinco.

O café, o vinho e o perfume são perfeitos. "Faça isso por dois meses para criar novos receptores de aroma", incentiva Hirsch. 

Os enófilos (estudam e apreciam o vinho) estão aí para comprovar a teoria.

Fonte: Revista Men's Health. Maio de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário