segunda-feira, 30 de junho de 2014

O paladar

"Imagine ser capaz de extrair mais gosto das coisas e detectar as mais sutis diferenças dos odores. Ter a sensibilidade aumentada intensifica a forma de experimentar o mundo", resume o médico Alan Hirsch, da Fundação de Pesquisa e Tratamento de Cheiros e Sabores, nos Estados Unidos.

Se você treinar suas papilas gustativas (saliência na língua responsáveis pelo reconhecimento dos sabores), poderá conferir mais prazer na hora de comer algum alimento que você goste.

Embora muito do que você saboreie tenha a ver com as narinas, refinar as 10 mil papilas gustativas da língua irá ajudá-lo a curtir toda a riqueza de seu prato, distinguindo melhor o gosto doce, azedo, salgado, amargo ou umami.

As papilas gustativas possuem saliências na língua responsáveis pelo reconhecimento dos sabores que contém células que enviam ao cérebro impulsos nervosos.

Segundo o médico Robert Henkin, fundador da clínica Taste and Smell (EUA), "assim como você se exercita para fortalecer os músculos, também precisa trabalhar a experiência de sabores para melhorar a capacidade de diferenciar sensações".

"Comer devagar é importante. Mastigar bem o alimento libera mais o sabor", afirma o médico Alan Hirsch. No entanto, exagerar na utilização de temperos fortes diminui a longo prazo a função da papila gustativa.

"Refeições muito condimentadas ou adocicadas demasiadamente mascaram o real sabor dos alimentos. Isso pode viciar o paladar e tornar os receptores gustativos menos sensíveis", alerta o nutricionista Eric Slywitch, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Fonte: Revista Men's Health. Maio de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário