sábado, 11 de maio de 2013

Distúrbios do sistema nervoso



Acidente vascular cerebral (AVC): Podem ser causados por uma obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma ruptura arterial, seguida de derrame. Os neurônios alimentados pela artéria atingida ficam sem oxigenação e morrem, estabelecendo-se uma lesão neurológica irreversível. 

Os sintomas dependem tanto da causa do acidente quanto da localização e extensão da área afetada. A porcentagem de óbitos entre as pessoas atingidas por AVC é de 20 a 30%, e, dos sobreviventes, muitos passam a apresentar problemas motores e de fala.

Alguns fatores que predispõem ao AVC são a hipertensão arterial, a taxa elevada de colesterol no sangue, a obesidade, o diabete melito, o uso de pílulas anticoncepcionais e o hábito de fumar.

Ataques epilépticos: Epilepsia não é uma doença, e, sim, um sintoma, que pode ocorrer em diferentes formas clínica.

As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade e podem ter causas diversas, tais como anomalias congênitas, doenças degenerativas do sistema nervoso, infecções, lesões decorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais etc.

Cefaléias: São dores na cabeça que podem se propagar pela face, atingindo os dentes e o pescoço. Sua origem está associada a fatores diversos como tensão emocional, distúrbios visuais e hormonais, hipertensão arterial, infecções, sinusite etc.



Enxaqueca: É um tipo de cefaléia que ataca periodicamente a pessoa e se caracteriza por uma dor latejante, que geralmente afeta metade da cabeça. São frequentemente acompanhadas de fotofobia (aversão à luz), distúrbios visuais, náuseas, vômitos, dificuldades em se concentrar etc. 

As crises podem ser desencadeadas por diversos fatores, tais como tensão emocional, tensão pré-menstrual, fadiga, atividade física excessiva, jejum etc.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário