domingo, 5 de maio de 2013

Neurônios e Sinapses


O sistema nervoso é formado por milhares de neurônios

São especializados na propagação dos impulsos nervosos. O neurônio é dividido em:


Dendritos: que recebem o impulso nervoso de outros neurônios ou de órgãos sensoriais.

Corpo celular: onde estão o núcleo, o citoplasma e as organelas citoplasmáticas.

Axônio: que transmite o impulso nervoso a outros neurônios ou a células de músculos e glândulas.

Extremidades: com as quais o axônio se comunica com outras células.

Os neurônios relacionam-se entre si por intermédio dos seus respectivos prolongamentos: o axônio de um neurônio se liga aos dendritos de outro neurônio. Não há uma continuação entre os prolongamentos, apenas uma relação de íntima vizinhança, onde ocorre o processo de transmissão de informação a que se dá o nome de sinapse.

É o sistema nervoso que garante um perfeito funcionamento dos órgãos, é ele que participa de todas as funções do organismo.

Os axônios são protegidos por duas bainhas, uma delas constituída por uma substância gordurosa. Como a função dos neurônios é transmitir impulsos, essa proteção dos axônios funciona como fios elétricos encapados, evitando que ocorram desvios e perdas dos impulsos nervosos. Os estímulos nervosos chegam pelos dendritos e saem pelos axônios.

Tipos de neurônios

Sensoriais: trazem informações dos órgãos dos sentidos até a medula espinhal ou o encéfalo. Geralmente, possuem dendritos longos e um axônio curto.

De associação: são também chamados neurônios de conexão. Estão presentes no interior dos centros nervosos (medula espinhal e encéfalo) e fazem a ligação entre neurônios sensoriais e motores.

Motores: levam, da medula ou do encéfalo, as ordens que serão executadas pelos músculos ou pelas glândulas. Comumente, têm dendritos curtos e um axônio longo.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismosSão Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário