sexta-feira, 10 de maio de 2013

Divisões do sistema nervoso



O sistema nervoso pode ser dividido da seguinte maneira:


Sistema nervoso central (SNC)

É ao sistema nervoso central que chegam as informações sensoriais, e é dele que saem as ordens destinadas aos músculos e às glândulas. 

Comunica-se com todas as partes do corpo através do sistema nervoso periférico. Compreende:

a) Encéfalo: fica no interior do nosso crânio. Nesse órgão, podemos identificar três partes principais:

Cérebro: recebe os estímulos dos órgãos dos sentidos, controla a musculatura esquelética (voluntária), transmite ordens a músculos e glândulas e são responsáveis pelo raciocínio, aprendizagem, memória, personalidade e inteligência.

Cerebelo: controla os movimentos e o equilíbrio do corpo.

Bulbo: controla a respiração, regula os batimentos cardíacos, a secreção da saliva e é responsável pelos reflexos da tosse e do espirro.

b) Medula espinhal: é o prolongamento do encéfalo que fica protegido no interior da coluna vertebral. As informações colhidas nas várias regiões do corpo chegam à medula e são retransmitidas ao encéfalo para serem analisadas. Grande parte das ordens elaboradas no encéfalo passam pela medula para chegar ao seu destino.


Sistema nervoso periférico (SNP)

É o sistema responsável pela transmissão dos estímulos que vão do cérebro ao corpo todo e deste ao cérebro. É dividido em:

a) SNP somático: é constituído por nervos e gânglios nervosos. Os 12 pares de nervos cranianos atuam sobre os músculos que movem a cabeça e a face e trazem sensações dos órgãos dos sentidos. Já os 31 pares de nervos raquidianos trazem os estímulos da pele e dos órgãos viscerais (nervos sensitivos) e levam estímulos para a musculatura do corpo (nervos motores).




A reunião de várias neurofibras forma um
nervo. O interior do nervo é semelhante ao de um cabo telefônico, constituído de muitos fiozinhos menores, que são os axônios e os dendritos.

b) SNP autônomo: é constituído por nervos simpáticos e parassimpáticos que agem de forma contrária, ou seja, quando um inibe, o outro estimula determinada função e vice-versa. Na verdade, o sistema autônomo regula as atividades que não dependem de nossa vontade, como os batimentos cardíacos, os movimentos peristálticos, a contração ou dilatação da bexiga, etc.

Pessoas e computadores

O computador é um tipo especial de máquina que processa informações. É uma máquina de múltiplas funções, que utiliza circuitos integrados baseados em redes neurais. O processamento neural básico inspirou a formação de redes neurais que são estabelecidas por unidades de processamento

No passado, os computadores ficaram conhecidos como "cérebros eletrônicos"Por isso, algumas pessoas os viam como algo fora de sua compreensão e temiam que eles pudessem ser mais espertos que elas mesmas.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário