domingo, 12 de maio de 2013

Doenças degenerativas do sistema nervoso


Diversos fatores podem causar morte celular e degeneração, em maior ou menor escala. 

Esses fatores podem ser mutações gênicas, infecções virais, drogas psicotrópicas, intoxicação por metais, poluição etc. As mais conhecidas são:

Esclerose múltipla: se manifesta por volta dos 25 a 30 anos de idade, sendo mais frequente nas mulheres. Os primeiros sintomas são alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. 

Com a progressão da doença, podem ocorrer perda da capacidade de andar, distúrbios emocionais, incontinência urinária, quedas de pressão, sudorese intensa etc. Quando o nervo óptico é atingido, pode ocorrer diplopia (visão dupla). A esclerose múltipla resulta da destruição progressiva da bainha de mielina que envolve os nervos.

Doença de Parkinson: manifesta-se geralmente a partir dos 60 anos de idade e é causada por alterações nos neurônios que constituem a “substância negra” e o corpo estriado, dois importantes centros motores do cérebro. A pessoa afetada passa a apresentar movimentos lentos, rigidez corporal e tremor incontrolável, além de acentuada redução na quantidade de dopamina, substância neurotransmissora fabricada pelos neurônios do corpo estriado.

Doença de Huntington: começa a se manifestar por volta dos 40 anos de idade. A pessoa doente perde progressivamente a coordenação dos movimentos involuntários, a capacidade intelectual e a memória. Esses sintomas são causados pela morte de neurônios do corpo estriado. É uma doença hereditária, causada por uma mutação gênica.

Doença de Alzheimer: surge a partir dos 60 anos de idade. Com o passar dos anos, a pessoa perde progressivamente a memória, as capacidades de aprender e de falar. Ocorrem alterações em diversos grupos de neurônios do córtex cerebral. Também é uma doença hereditária, tendo origem por mutação gênica.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário