sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sistema Nervoso: Função e coordenação



Função do sistema nervoso

Para que as ações ocorram de forma organizada, é necessário que as partes estejam conectadas.

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo, e elaborar respostas que se adaptem a essas condições. É responsável, também, pela comunicação entre as partes do corpo, coordenando as ações voluntárias e involuntárias.

A coordenação do organismo

O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Essas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano.

Nenhum sistema do corpo age isoladamente. Para que a atuação de todas as partes do corpo seja harmoniosa, é necessária a comunicação coordenada entre essas diversas partes. Essa conexão, comunicação, processamento, ocorre graças à presença de estruturas especiais que formam o sistema nervoso e o sistema endócrino, que também são responsáveis pela interação do organismo com o ambiente. Os dois sistemas funcionam em sincronia. O cérebro faz parte do sistema nervoso.

Chefes ou diretores de uma grande fábrica têm que controlar todos os departamentos para que a comunicação e a informação entre as suas partes garantam a integração e a harmonia na realização das funções. Assim também é o nosso corpo.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 9º Ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário