segunda-feira, 13 de maio de 2013

Doenças infecciosas do sistema nervoso



Vírus, bactérias, protozoários e vermes podem parasitar o sistema nervoso, causando doenças cuja gravidade depende do tipo de agente infeccioso, da idade da pessoa afetada e de seu estado físico.

Diversos tipos de vírus podem atingir as meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso central), causando as meningites virais. 

Se o encéfalo for afetado, fala-se em encefalites. Se a medula espinhal for afetada, fala-se de poliomielite. Os sintomas da infecção viral dependem da região atingida e do tipo de vírus; incluem febre, dor na cabeça, náuseas, vômitos, rigidez da nuca (no caso das meninges) e paralisia (no caso da poliomielite).

Infecções bacterianas Também podem causar meningites. Embora sejam mais comuns em crianças, podem atingir adultos. Os sintomas são semelhantes aos das meningites virais, embora mais graves, podendo levar ao estado de coma e à morte. 

As meningites podem ser prevenidas pela vacinação e tratadas com antibióticos.

O protozoário Plasmodium falciparum causa a malária cerebral, que se desenvolve em cerca de 2 a 10% dos pacientes. Destes, cerca de 25% morrem em consequência da infecção.

O verme platelminto Taenia solium (a solitária do porco) pode, em certos casos, atingir o cérebro, causando cisticercose cerebral. 

A pessoa adquire a doença através da ingestão de alimentos contaminados com ovos de tênia. A larva do verme, ao sair do ovo, atravessa a parede intestinal e penetra na circulação sanguínea, podendo formar cistos no cérebro. Os sintomas são semelhantes aos das epilepsias.

Malhação cerebral

Exercícios fortalecedores de memória:

Coloque três moedas em um saco de papel, misture-as e, pelo tato, escolha a de 50 centavos. Passe os dedos sobre ela e imagine que você está vendo a diferença entre essa moeda e a de 1 real. Quando terminar de sentir as diferenças, diga-as em voz alta. Anote seus acertos.

Fale em voz alta, durante um minuto, o que você consegue comprar com 1 real e com 10 reais. Logo em seguida, fale, em um minuto, o que você consegue comprar com o valor da soma das cédulas. Procure se lembrar de tudo o que falou e anote.

Cite três colunas com 15 palavras cada uma. Leia as sequências e depois as repita na ordem inversa.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário